Somos um grupo de pesquisa que assumiu o desafio de expressar diferentes modos de pensar e produzir conhecimento no campo da Saúde Coletiva. Uma comunidade expressiva de experiências como produção de saúde, e da vida, em resistência aos modos priorizados de pensar e agir em saúde.

Reduzindo danos e ampliando a clínica: desafios para a garantia do acesso universal e confrontos com a internação compulsória


Reduzindo danos e ampliando a clínica: desafios para a garantia do acesso universal e confrontos com a internação compulsória.

Tadeu de Paula Souza
Sérgio Resende Carvalho 

Neste trabalho problematizamos  desafio de cumprimento do direito universal ao acesso em saúde para usuários de álcool e outras drogas no Brasil. Para isso apresentamos alguns vetores que interferem na produção de saúde para esta população. Analisar os desafios do campo da saúde nos conduziu à necessidade de compreender alguns vetores construídos historicamente e ao mesmo tempo nos conduziu à necessidade de avaliar como estes vetores de atualizam no contemporâneo. Além destes aspectos cabe ressaltar o trabalho conceitual que propôs uma análise histórica do conceito de universalidade e dos diferentes sentidos que ele pode assumir. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Clínica Médica, Saúde Pública e Subjetividade: conversas com David Armstrong